Sexagem Leleupi

Quer ajuda na identificação ou sexagem de seu peixe? Poste aqui! Apenas identificação e sexagem das espécies do Lago Tanganyika!

Sexagem Leleupi

Postpor stevenson em 30 Jul 2010, 02:38

Ai Guijr segue as fotos que eu disse mais o link pro video.

A história é a seguinte tem aqui dois Leleupis sendo meu aquário dividido em duas partes um monte de pedras do lado direito e outro do lado esquerdo.
Os leleupis cada um fica de um lado, um fica do lado esquerdo e outro lado direito nas rochas, ambos não passam para o lado do outro e parece que fizeram uma linha imaginaria no meio quem passa o coro come. Um não ousa se meter na parte do outro e o coro come quando eles se tromba no meio do aquá.

Ambos já vi tremer para outros ciclídeos aqui do aquá, segue duas fotos de cada pra verem se conseguem sexar.

Esse daqui é oque fica do lado esquerdo do aquário.

Imagem

Imagem

E esse daqui é oque fica do lado direito do aquário.

Imagem

Imagem

E aqui segue o link para o video Neolamprologus leleupi

Oque me chamo a atenção foi a nadadeira dorsal de ambos, reparem que são diferentes. Mas se for um casal porque da briga? Se forem do mesmo sexo porque da diferença?
stevenson

Data de registro: 31 Dez 1969, 21:00

Re: Sexagem Leleupi

Postpor aquaben em 31 Jul 2010, 18:31

Boas
Para mim são dois machos ainda jovens, mas dentro em breve devem ficar com os “lábios” escuros…quanto à forma da dorsal ser diferente, só porque a do primeiro está “ratada”…mesmo que fosse fêmea não ia haver grande diferença na barbatana dorsal, em relação à forma das barbatanas dá para se ver uma pequena diferença nas peitorais e na anal, a dorsal a diferença é mínima…
Bem já agora acrescento, que o comportamento deles poderia ser igual se fosse um macho e uma fêmea, é que no caso dos N.leleupi, ter 1 macho e uma fêmea sozinho no mesmo aquário não significa que vão acasalar, é que as fêmeas de leleupi são muito “selectivas” no que trata a escolher macho e mesmo já assisti a casais já formados e a reproduzir, podem se “separar” e dificilmente a fêmea volta a aceitar o mesmo macho…um factor que pode condicionar a separação do casal é perderem uma desova por mexermos nas pedras onde têm os ovos…ou trocar eles de aquário, até mesmo uma mudança radical de layout…estes “divórcios” não são exclusividade dos N.leleupi, também já observei isso em Julis, Eretmoides e Dafodil, portanto quando um casal está a reproduzir, não devemos modificar o layout principalmente na rochas que servem de marcos de fronteira…como tu disseste a tal “linha imaginaria”…não é tão imaginaria quando isso eles tiram referencia para demarcar os territórios…

Um abraço, até breve
José Bentes
aquaben

Data de registro: 10 Nov 2007, 16:03

Retornar para Identificação e Sexagem de Tanganyikans