Ufa! Vamos lá...

Olá a todos, sou novo no Fórum e venho com muitas dúvidas, pode-se dizer que sou novo no quesito cecídeos
Seja bem-vindo! O fórum existe para isso mesmo, tirar dúvidas e discutir sadiamente sobre nosso hobby.
Pretendo comprar um aqua de 100x50x60, seu substrato seria de aragonita com areia de construção tratada, sua decoração com pedras calcárias, um termostato aquecedor da atman de 300w, sendo “puxado” por um filtro FVM, funcionaria da seguinte forma, uma bomda da boyu de 2500l/h e uma da atman de 800l/h, contento perlon, cerâmica, cacos de tijolo (ele será grande) e carvão ativado, sendo que no retorno da água ao aquári, parte da água seria levada a uma floreira com plantas submersas, já que os “atentados” não dão sossego.
Ajudem-me, critiquem para que eu possa aperfeiçoar esse projeto.
Seu aquário terá 300l brutos, com o substrato, pedras etc deverá ficar com uns 230 a 250l efetivos. Se assim considerarmos, a potência do aquecedor é suficiente. A filtragem terá uma vazão de cerca de 13 vezes o volume efetivo, estando assim bem dimensionada. Lembre-se que tão importante quanto a vazão é o volume dos materiais filtrantes. Quanto mais material filtrante, melhor, e vejo que também pensou nisso. O esquema da floreira deve ser interessante, apesar de estar apenas “visualizando mentalmente” como deve ficar.
Quanto a fauna:
5- Pseudotropheus demasoni (Pombo) – 1 macho e 4 fêmeas.
4 - Gephirocromis Moori – 1 macho e 3 fêmeas.
4- Labidochromis caeruleus yellow – 1 macho e 3 fêmeas.
OBS: Esta correto o número de fêmias e machos?
Nessa a minha fauna, será que tem alguma incompatibilidade? Tem excesso para um aqua das minhas dimensões? Será que poderia acrescentar mais alguma espécie? Pergunto, pois tenho intenção de acrescentar alem dos a cima mencionados, a espécie Labeotropheus trewavasae ou Pseudotropheus Cabro, o que acham? Pois, poderia diminuir o número de integrantes de uma das 3 espécie selecionadas por primeiro para poder integrar uma ou as duas dessas espécies por ultimo informadas.
Fauna. Ah, a fauna! É sempre uma caixinha de surpresas. Você escolhe aqueles peixes que todos dizem que são os mais calmos (apesar de serem ciclídeos), e em pouco tempo o seu aquário se transforma em um ringue de luta-livre. Nesses meus poucos anos de experiência com estes peixes, aprendi algumas coisas. Muito se fala a respeito da agressividade natural dos ciclídeos, e em especial a dos ciclídeos dos lagos africanos. Nós nunca conseguiremos nos ver livres dela, já que é natural, é instintiva aos peixes. Eles não fazem isso porque são “maus”. Mas existem alguns, vamos assim chamar, truques que podem controlá-la:
a. Evite manter espécies diferentes com padronagens de cor parecidas.
b. Se manter grupos de peixes da mesma espécie, evite mais de um macho.
c. Mantenha mais tocas e abrigos do que peixes no aquário, assim as lutas por tocas serão reduzidas.
d. Alimente-os com generosidade. Peixe com fome se torna mais agressivo. Isso é natural.
e. Respeite a lotação do aquário. Não caia nessa conversa de superlotação para controlar agressividade. É danoso para todos.
Neste aquário, creio que uns 10 peixes já estão de bom tamanho. Pombos são lindos (tenho um exemplar, macho, que não troco por nenhum peixe), mas são bastante agressivos. Manter um grupo como você deseja é complicado, pelos motivos que veremos abaixo. Já considerou os saulosis (Pseudotropheus saulosi). Os machos não são tão bonitos quanto os pombos, mas são menos agressivos, e as fêmeas tem um belo colorido amarelo/alaranjado.
OBs: Como funciona o “sexar” o peixe, to meio confuso?
Todos estamos... em algumas espécies, quando maturos sexualmente, a sexagem é mais simples. Os machos possuem cores diferentes da fêmea (Labeotropheus, crabros, saulosis, lombardoi, auratus etc). Em outras espécies, como nos pombos e labidochromis, por exemplo, machos e fêmeas tem a mesma coloração, o que dificulta um bocado a sexagem. Detalhes mais sutis, como o comprimento das barbatanas ventrais, e o formato das nadadeiras anal e dorsal, são levados em consideração para a sexagem. E ainda existe um fato complicador: na maioria das vezes os peixes são vendidos bem pequenos, o que nos impossibilita de sexá-los com segurança. Nesta situação, costuma-se adquirir uma quantidade maior do que se deseja, e quando for possível sexá-los com segurança, desfaz-se do excesso (o que já é outro problema).
Pergunto, será que tem alguma dessas espécies que eu poderia acrescentar apenas um, sem ter fêmea? Assim daria para acrescentar outra espécie? Sempre leio o quanto é difícil criar o Pseud. Demasoni (Pombo), será que não é interessante colocar apenas um macho, ou ele fica mais agressivo sem fêmia?
Prefiro o Labeotropheus trewavasae do que Pseudotropheus Cabro, mas ele é muito agressivo? Queria muito ele no meu aqua.
Quanto ao Pseudotropheus Cabro, se der para acrescentar essa espécie no aqua, li que ele fica muito grande e agressivo quando adulto, é verdade? Pela sua semelhança (pelo menos nas fotos que vi =]) não seria conveniente trocá-lo por Haplochromis Venustus, ou ele também tem esses mesmos pontos negativos?
Bem, pelo que já expus acima, fica difícil colocar mais um peixe em seu aquário. Depois de muito considerar sobre a montagem de aquários de ciclídeos africanos, cheguei a uma conclusão, que costumo compartilhar: se quer mais de uma espécie no aquário, mantenha apenas um peixe de cada espécie, observando sempre a diferença na padronagem de cores, para aliviar as disputas, e também evitar o nascimento de indesejáveis híbridos. Se quer manter um harém (ciclídeos africanos do Malawi não formam casais), tenha um aquário mono-espécie. Espécies com dismorfismo sexual (machos e fêmeas com coloração diferentes) ficam muito bem nesse tipo de montagem. E prepare-se para a filhotada que irá aparecer...