Posso usar a água de um áquario já ciclado em um novo ?

Glossário de termos mais usados no hobby e alguns artigos introdutórios para quem esta iniciando no aquarismo.

Posso usar a água de um áquario já ciclado em um novo ?

Postpor Thiago Kasa em 21 Jun 2010, 15:06

Olá gostaria da ajuda de vcs quanto a esta minha dúvida...

É o seguinte tenho um aquario de 200 litros já ciclado e funcionando perfeitamente, ontem quando fui fazer o Tpa inseri a água ciclada em um novo aquario que comprei de 30 litros para minnha namorada...

Gostaria de saber se devo esperar os 30 dias para inserir os peixes neste novo aquario, ou se já posso inseri-los de imediato ?.... até porque fiz os testes de Amonia e Nitrato e estão tudo zerados...

Obrigado
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Data de registro: 17 Abr 2010, 14:44

Re: Posso usar a água de um áquario já ciclado em um novo ?

Postpor kleber9999 em 22 Jun 2010, 01:37

Poder pode e deve, mas não pode colocar os peixes logo de cara.

O que você notou nos testes e que a aqua do seu aquario esta completamente ok. Mas porque seus aqua de 200 litros esta com a filtragem ok e toda biologia ja formada.

Dai se colocar peixes no aquario novo mesmo com agua do antigo, como ele não tem filtragem biologica ja maturada. logo logo vai ter problemas.

O que pode fazer para acelerar o processo e colocar um pouco de suas midias filtrantes do aqua de 200l no novo... misturando com as novas (principalmente as ceramicas) dai da uma acelerada boa.

Dai deixe pelo menos no minimo 1 semana. E antes de colocar os peixes novos faça uma boa TPA.

flw,
kleber9999

Data de registro: 22 Jan 2008, 11:58

Postpor Thiago Kasa em 22 Jun 2010, 15:06

ok muito obrigado pela dica
Abs
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Postpor Chantal W K em 23 Jun 2010, 03:33

Olá, só para complementar mais um pouco.

A água do aquário não tem muito a ver com a biologia, uma minúscula porcentagem das bactérias nitrificantes estão livres na água. Como o Kleber disse, o melhor jeito de colocar mais biologia nos aquários novos é colocando parte da mídia biológica de um aquário mais maduro, pois é ali que as bactérias realmente estão.

Mas mesmo assim você ainda tem que esperar, pois os picos de amônia só aparecem depois da primeira semana da montado, e fazer os testes no primeiro dia e achar que está tudo OK é uma ilusão que leva muita gente a cometer este erro.
Chan² !!
Imagem
Chantal W K

Data de registro: 27 Jul 2007, 13:34

Postpor Thiago Kasa em 21 Jul 2010, 00:13

ok valeu
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Retornar para Aquarismo Básico e Glossário