Background 3D - dúvidas ??

Projetos FVM/DIY de aquários, móveis, filtros, backgrounds e outros equipamentos relacionados ao aquarismo

Background 3D - dúvidas ??

Postpor Thiago Kasa em 28 Jul 2010, 16:07

Finalmente depois de mais de uma semana, cortando, colando e pintado finalizei meu background 3D..., estou agora apenas aguardando a secagem total do mesmo para instalar no meu aqua de 200L, porem surgiu algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vcs:

Hoje meu aqua está montado e com peixes e gostaria de saber qual a forma adequada de esvaziar o mesmo sem perder a ciclagem / biologia ?

Pretendo transferir os peixes para dois recepientes que tenho junto com os filtros externos e deixa-los lá por 1 ou 2 dias, até que o silicone que colarei o background seque por completo.

Minha dúvida é e quanto ao substrato ? o que fazer com o mesmo ? ele poderá ficar no fundo do aqua sem água ?
ou até posso aproveitar esta desmontagem para lava-los ?
Irei perder a colonia de bacterias fazendo isso ou esta colonia fica somente nos filtros ?

Obrigado
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Data de registro: 17 Abr 2010, 14:44

Re: Background 3D - dúvidas ??

Postpor rodrigofh em 29 Jul 2010, 19:42

Thiago:

Fiz meu cadastro no fórum recentemente e ainda não finalizei meu perfil.

Não sei se posso te ajudar nos seus questionamentos. Doei meus Discus e parti pros CAs. Estou postando aqui pq tb na semana passada fiz um BG 3D utilizando SIKATOP 107.

Não sei qual o material que utilizou, mas tenha em mente a possibilidade de ficar vários dias sem poder colocar os peixes de volta. Meu BG está 'curando' e o pH estoura qq medidor. Como recomecei do zero, não estou com pressa.

Pretendo colocar um passo-a-passo do meu BG, mas somente quando encerrar o ciclo e iniciar a fauna (papo de demorar umas 6 semanas).

Boa sorte e segue postando aqui que estou acompanhando!

Abs
rodrigofh

Data de registro: 25 Jul 2010, 11:39

Postpor Thiago Kasa em 30 Jul 2010, 12:09

Olá Rodrigo
Usei no meu BG, 3 demãos de cimento e cola e 2 demãos de impermeabilizante Viaplus Top que é um concorrente da Sikatop...
Estou deixando na água com Sal grosso, pois vi em outros pots que ajuda.... este meu back está num recipente a parte somente para soltar todas as substancias e estabilizar o ph para só depois ser inserido no aqua..

Valeu Abs
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Postpor stevenson em 30 Jul 2010, 12:34

Trate o Background a parte só depois de ver que não está a alterar os parametros da água você adciona ele em seu aquário, e quando for fazer isso tire todo o substrato e lave ele novamente ok.

Quando colocado tire fotos pra gente olhar sua obra de arte Ok.
stevenson

Data de registro: 31 Dez 1969, 21:00

Postpor Thiago Kasa em 30 Jul 2010, 12:43

ok valeu pelas dicas, irei lavar o substrato assim que esvaziar o aquario
Assim que estiver tudo pronto postarei algumas fotos de como ficou

Obrigado
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Postpor rodrigofh em 30 Jul 2010, 12:48

Thiago:

É por aí mesmo. Depois posta pra gente quanto tempo demorou pra estabilizar o pH da água.

No meu caso, lavei o BG e fiz 3 TTAs antes de colocar o substrato (lavei para retirar os 'excessos').

No sábado (6 dias atrás) coloquei o substrato e enchi. A trava central abriu. Esvaziei, colei e voltei a encher na terça.

Estou utilizando o teste da Alcon pH Ciclídeos. Sei que não são bons, mas dá para ter uma estimativa da evolução.

No momento meu pH está acima do máximo que conseguimos medir com o teste citado (9,2).

Para saber se está havendo evolução, coloco água da rua daqui de casa (pH 7,5) no recipiente que acompanha os testes (5mL), pingo as 2 gotas do teste, e em seguida vou pingando a água do aquário, até chegar na cor correspondente de 9,2. No momento, 15 gotas é o suficiente. :shock: Me assusta mas vou me preocupar só quando chegar na segunda semana.

Estou deixando curar bem e ao mesmo tempo fazendo o ciclo sem peixes (adicionando amoniaco). Com isso, sem TPA nos próximos 15 dias.

Acredito que existe a possibilidade de atingir os niveis de amonia e pH quase que simultaneamente dessa forma. Vamos torcer. Se der errado, zero e faço de novo o ciclo.

Abs.
rodrigofh

Postpor rodrigofh em 30 Jul 2010, 13:00

Stevenson:

Vou montar um passo a passo com foto do fundo e tb fotos do meu aqua.

Para postar o passo a passo do BG, estou só esperando a água deixar de ser turva que aí já vai dar pra ver como ficou (afinal, pela foto ninguém saberá que os parâmetros estão zoados, rs)

Coloquei uma foto para dar início aos trabalhos e motivar o Thiago a colocar tb! :D
Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.
Editado pela última vez por rodrigofh em 30 Jul 2010, 13:28, no total de 2 vez
rodrigofh

Postpor Thiago Kasa em 30 Jul 2010, 13:03

rsrsr
Beleza pode deixar que postarei depois as fotos tambem
Abs
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Postpor Thiago Kasa em 30 Jul 2010, 13:13

tá ficando bacana seu BG, só uma dúvida ele é inteiro ?
como vc vai fazer para inseri-lo no aqua ? pois o meu tiver de cortar em 3 partes
Thiago Kasa
Thiago Kasa

Postpor rodrigofh em 30 Jul 2010, 13:26

Thiago:

Pelo projeto inicial, era para ser inteiro sim. Retiraria as 3 travas superiores e colocaria o BG dentro. Porém, não consegui retirar as travas (tentei fio de nylon e lamina).

Dividi o BG em 4 pedaços, e apliquei novas camadas de sikatop com o BG já no interior do vidro. Ficou bom, não se percebendo os cortes.

Quando fui encher o aqua, a trava, que eu havia tentado tirar antes, abriu :evil: . Tarde demais. Colei, esperei e enchi de novo...

Agora sigo na 'cura'.

Abs
rodrigofh

Próximo

Retornar para Fazendo você mesmo - DIY