Agua da Torneira - PH 9,2

Fórum destinado a dúvidas sobre a química e biologia de nossos aquários, inclusive aquários de outras espécies.

Agua da Torneira - PH 9,2

Postpor minari em 30 Jul 2010, 22:10

Ai pessoal, é o seguinte.

To afim de montar aqua de tropheus então fui pesquisar os parâmetros
da agua da cidade.

Na conta de agua é informado o ph de 9,2. Pois bem, fiz o teste de kh e gh crente que daria alto tbm, o que seria ótimo, entretanto, o kh e o gh deram cerca de 3, feito com testes da alcon.
Achei meio estranho o resultado e fui no departamento de agua pedir a análise semestral.
Peguei a analise que mede cerca de 50 parametros mas não consegui achar uma explicação,
vou passar os dados mais importantes ou que estavam alterados e aguardo ajuda para entender o porque disso, eu sei que é perfeitamente possivel acontecer ph alto e durezas parcial/total baixas, só estou querendo entendera a agua que vou utilizar.

Parâmetros+ importantes ou que deram alteração :

fluoreto - 1,1 ppm
nitrato - menor que 0,5ppm
nitrito - menor que 0,1ppm
cloro livre - 0,8ppm
aluminio - 0,0275 ppm
amonia - menor que 0,1ppm
cloreto - 34,8ppm
dureza - menor que 5
sodio - 145ppm
solidos dissolvidos totais - 512ppm
sulfato - 56 ppm
zinco - 0,03 ppm

O sulfato não é especificado, assim como a dureza. Quem entende de quimica da agua dá uma ajuda,
por favor.
minari

Data de registro: 30 Jul 2010, 21:04

Re: Agua da Torneira - PH 9,2

Postpor stevenson em 01 Ago 2010, 23:19

Aqui em casa faço seguinte deixo a água com os parametros abaixo, e já está 6 mesês sem problemas.
pH: 8.9
gH: 13
kH: 12
Temperatura: 22-28º (ideal 26)

Para acertar os parametros uso aqui bicabornato de sódio e ciclide lake salt, tenho aqui 10 Tropheus Bemba, 2 Tropheus Duboise, 2 Leleupi e 1 Calvus Black
stevenson

Data de registro: 31 Dez 1969, 21:00

Re: Agua da Torneira - PH 9,2

Postpor Laerte Nicolini em 02 Ago 2010, 11:13

Minari,
dificilmente a análise feita no reservatório dará o mesmo resultado da água que sai em sua casa, em quase todos os parâmetros, principalmente se você morar em região litorânea.
O que tranqüiliza é que na maioria das cidades brasileiras a água é de boa qualidade para consumo humano em sua origem, reservatório, mas ela sofre muitas alterações em função das condições da rede de distribuição, principalmente no quesito metais pesados e ppm de sólidos.
O importante é você manter uma água equilibrada em parâmetros dentro do áqua, fazendo TPAs constantes, análises periódicas e limpeza correta dos filtros.
Portanto, não se preocupe muito com a água de origem, normalmente ela será inicialmente adequada.
Aconselho a fazer uma boa ciclagem, sem presa e analisando a água até chegar ao ponto que deseja utilizando produtos de boa qualidade e principalmente, após chegar aonde quer, evitar ao máximo fazer TPAs muito agressivas.
Projeto Dziko la Malaŵi
Laerte Nicolini

Data de registro: 26 Nov 2009, 16:36

Retornar para Química e Biologia