Malawi 200l - Água da torneira ácida e mole

Fórum destinado a dúvidas sobre a química e biologia de nossos aquários, inclusive aquários de outras espécies.

Malawi 200l - Água da torneira ácida e mole

Postpor giulianopb em 02 Mar 2010, 02:05

Boa noite a todos! Acabei de montar meu aquário de 200l, que está ciclando há 5 dias. Utilizei 30 kg de aragonita e rochas artificiais para formar tocas. O problema é que não consigo atingir os parâmetros necessários: o ph está em 7,5, gh 4º, kh 5º, amônia e nitrio zerados. Chequei os parâmetros da água da torneira e o resultado foi: ph 6,5, gh 2º e kh 2º. Alguém sabe como me ajudar? Adiantaria alguma coisa colocar um coral morto no aquário de baixo? E bicarbonato de sódio (seria só adicionar nas trocas)? Dá para fugir dos sais específicos para ciclídeos ou vou ter que ficar pobre mesmo? Obrigado!
giulianopb

Data de registro: 02 Mar 2010, 01:36

Re: Malawi 200l - Água da torneira ácida e mole

Postpor Rezende em 02 Mar 2010, 14:22

Olá,

poderia usar o bicarbonato de sódio para aumentar o PH e KH, repondo em cada tpa também.
Para aumentar o GH, pode usar o sulfato de magnésio.
Pesquise melhor no site, e achará tópicos específicos para o uso de sais caseiros.

Espero ter ajudado.
ReZende
08/2004-04/2008 - aqua Malawi (RM´s)
05/2008 - Colorful Malawi - (380l.)
http://www.cmcas.com.br/forum/viewtopic.php?f=46&t=3869
Rezende

Data de registro: 21 Nov 2007, 23:31

Postpor stevenson em 02 Mar 2010, 14:24

Aqui da pra aprender algo.

:arrow: Buffers FVM

:arrow: Experimentos com Sais e Buffers - Resultados

Não use corais mortos e a água da pra chegar nos parametros com sais fmv.

Para preparar a água retire do aquário um balde por exemplo de 20 litros e prepare ela.

Exemplo um balde de 20 litros para acertar o ph em 8.2 você usou 2 colheres de bicabornato, altomaticamente você deve adcionar no aquário 10 baldes para encher os 200 litros então são 20 colheres de bicabornato para acertar os parametros do aquário inteiro.

E nas trocas parciais você acerta os parametros da água ainda no balde antes de colocar dentro do aquário, se for duas colheres de bicabornato só adcionar.

Qualquer dúvida estamos ai :dance:
stevenson

Data de registro: 31 Dez 1969, 21:00

Postpor Guijr em 02 Mar 2010, 14:36

Giuliano, dos sais seja eles industrializados ou caseiros não terá como fugir, terá que adicionar até o aqua chegar nos parâmetros ideais para o tipo de lago, como também deverá adicionar em cada TPA.

Quanto aos sais caseiros, o Stevenson já deu os tópicos.

Abraços
Aguinaldo
Guijr

Data de registro: 20 Set 2007, 06:26

Postpor giulianopb em 03 Mar 2010, 20:23

Valeu, pessoal! Nada contra os FVM, mas tenho certeza que eu ia fazer besteira...rs... acho que o jeito vai ser usar os industrializados mesmo. Esses sais só interferem no kh e no gh ou modificam o ph também? Eu tenho um purigen, da Seachem, fazendo a filtragem química. Vcs sabem se esse tipo de filtragem interfere na ação dos sais?
giulianopb

Postpor stevenson em 04 Mar 2010, 02:44

Esses sais só interferem no kh e no gh ou modificam o ph também?

Os sais é somente para Gh e Kh, para o Ph se usa buffers. Eu particularmente uso para o PH bicabornato de Sódio e para o Gh e Kh sais da Seachem.

Eu tenho um purigen, da Seachem, fazendo a filtragem química. Vcs sabem se esse tipo de filtragem interfere na ação dos sais?

Não faz interferencia nenhuma nos sais ok.
stevenson

Postpor giulianopb em 04 Mar 2010, 13:19

Valeu! Eu fui adcionando bicarbonato aos poucos e o ph atingiu 8, o gh 6 e o kh 7. O que vcs acham? Em alguns sites, eles indicam o gh ideal entre 4 e 6 e o kh entre 6 e o. Em outros, o gh e o kh acima de 10! Qual é o correto??
giulianopb

Postpor stevenson em 04 Mar 2010, 14:46

Outra questão é quando aumenta o Ph com o bicabornato de sodio ele sobe o Kh também, então o Bicabornato serve para ambos, procure deixar o ph em 8.5 ai altomaticamente o KH ficara entre 8-10 oque já é demasiadamente bom para malawis.

Já o GH atingindo entre 10 e 12 está bom, para acertar ele use os sais industrializados como cichlid lake salt ou então pode se usar as misturas FMVs que são eles Sulfato de Cálcio e Magnésio e Cloreto de Cálcio e Magnésio.
stevenson

Retornar para Química e Biologia